O Haicai e o tempo

Tempo de leitura: 2 minutos

Então você poderia tornar sua vida uma crônica diária, já que é. Nossa narrativa cotidiana é o que nos constrói de fato, já parou pra pensar nisso?

Eu penso nisso todos os dias e me sinto conectado e em sintonia com diversas dimensões do saber e aprender humano. O que a vida nos reserva é simplesmente reflexo daquilo que buscamos todos os dias.

fluxo do rio -
as águas seguem seu rumo
pela vida.

Qual sua melhor lembrança para hoje? Você viu o sol e a lua ontem? Tá, não havia nem um e nem outro, mas, e o vento? A brisa? A luz da manhã. Tava cinza? Onde você estava contemplando tudo isso, em Paris? Nova York? Búzios?

O haicai não é mais do que esse viver para as coisas da vida, contemplação da natureza e a beleza diante de si mesmo e do universo. Algo que flui de dentro para fora mas que está fora conforme o jeito que a gente olha. 

NÃO EXISTE HAICAI SEM UM OLHAR DESARMADO!CAPA VÍDEO BRASIL 300x169 - O Haicai e o tempo

 

 

 

 

A correria do dia a dia não vai te impedir de seguir cultivando tua sensibilidade como jardim. Sei que esta frase até pareceu solta dentro do contexto, mas é só pra dizer que o haicai é um jardim de possibilidades!

céu azul profundo -
a águia risca a paisagem
com suas asas...

Conforme o tempo vai passando, você precisa se olhar, se ver, se enxergar na dimensão de sua própria sensibilidade. O que escrevemos também é espólio, um bem, algo que deixamos e o haicai é uma doce herança. Aquilo que embarca no tempo.

Sendo assim, faça sua viagem e fique tranquilo, aprendemos com o que somos e vivemos, nos redescobrimos, confirme fazemos da vida uma história a mais. Pense na filigrana e pureza de cada momento e se mantenha sempre límpido!

viagem no tempo -
hoje marquei um encontro
com o eu maior.

O fim dessa história é simplesmente uma viagem de si para si e com o bônus de que escrever haicai traz muito mais do que um fazer literário, é uma espécie de percurso do olhar, fotografias de instantes mas sem o peso de uma máquina fotográfica, antes, como diria Herbert Emanuel, uma “haicaika” ao invés de uma “canon”!

Faça sua viagem agora, experimente o haicai e saiba porque esse tipo de literatura é que mais cresce no mundo. Ser conciso não é tarefa tão fácil, mas é prazeroso este caminho, conforme você limpa o texto, enxuga sua fala, o mundo vai ficando mais claro e com bem mais foco. Captou?

longe ou perto -
nem preciso de bússola
pra atravessar o deserto

(jidduks)

Our Score

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *